terça-feira, 23 de novembro de 2010

Visage

Por vezes me pergunto se somos reais, ou existimos apenas no mundo das idéias.
Quais são as faculdades que dispomos para realmente afirmar nossa existência?
Os sentidos aos quais nos rendemos, são viciados, sentem e afloram de acordo com nossas necessidades, e por mais que neguemos todos são completamente sugestionáveis, e portanto não confiáveis.
Da mesma forma, como pode restar a nós a missão de afirmar nossa própria existência? Não somos confiáveis, nossa sinceridade cultural, só afirma o que lhe é conveniente.

4 comentários:

  1. ummm... vou de descartes aqui: penso, logo existo. os sentidos podem nos enganar, e inclusive o mundo externo ser um problema, mas não dá pra negar que somos uma consciência que pensa sobre isso, inclusive se ela existe ou não. Daí a provar a existência do mundo externo são várias tentativas - uma delas é o meu tema de dissertação. E ae, dá pra duvidar de que pensas? hehe

    ResponderExcluir
  2. qual consciencia??? dá para contestar, contudo falo em plano material...

    ResponderExcluir
  3. plano material...ou mundo das ideias...o que é a materia que nos rodeia...ela existe ou apenas a sensação da existencia...

    ResponderExcluir
  4. consciência pensante, esta que duvida inclusive da materialidade do mundo, é prova suficiente de que existimos. Mas onde existimos é um problema filosófico - o que é o mundo, como o conhecemos ou o podemos conhecer, são temas caros aos filósofos da modernidade. Mas sem respostas prontas... é só uma contribuição à sensação de que a sensação é falsa, rs. Tanto plano material somente imaginário, quanto sensação de existência ou ideias sobre quaisquer coisas: vc estaria duvidando de tudo, mas não poderia nunca duvidar de que é alguém ou alguma coisa que duvida, ou seria uma contradição o próprio duvidar.

    ResponderExcluir